Vítima de pastor denunciou abusos após 10 anos





Segundo delegado, garotos faziam parte do convívio social do suspeito.
Polícia Civil de Sorocaba (SP) acredita que homem tenha feito mais vítimas.

A Polícia Civil de Sorocaba (SP) apresentou detalhes da prisão de um pastor de Araçoiaba da Serra suspeito de abusar sexualmente de crianças. Segundo o delegado da Seccional de Sorocaba, José Ordele Alves Lima Junior, um dos garotos demorou quase dez anos para registrar boletim de ocorrência por ter medo das ameaças do suspeito.

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) determinou a prisão preventiva do pastor. O mandado foi cumprido em Sorocaba no momento em que o acusado estava na casa de uma fiel, em um condomínio fechado da cidade.

A TV TEM entrou em contato com a advogada de defesa do pastor, que afirma que as denúncias não são verdadeira e que o crime não procede. Segundo Ordele, o pastor foi preso na casa de uma fiel da igreja onde ele pregava. Ela não foi indiciada porque não se recusou a entregar o acusado quando os policiais chegaram à residência.

Os menores, que na época tinham entre 7 e 13 anos, eram atraídos para a casa do suspeito e não frequentavam os cultos, realizados em Araçoiaba da Serra (SP). "O crime chama a atenção pela condição do acusado, que é pastor, e também pela forma que ele cometia a pedofilia, em âmbito familiar. Os abusos ocorriam em uma relação social do pastor e não têm nada a ver com a igreja. Quando ele praticava os estupros, ameaçava as vítimas, dizia que não deviam contar para ninguém, até porque ninguém da família acreditaria nelas. Ele gozava de boa reputação e era querido pela família", explica o delegado.

Abuso de irmãos

De acordo com a Polícia Civil, um dos rapazes fez um boletim de ocorrência contra o pastor em 2012, mais de 10 anos após o crime ter acontecido, e falou sobre as duas outras vítimas, que são irmãos. Um não sabia dos abusos cometidos contra o outro.

"A Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) ouviu um dos rapazes que, ao término do depoimento, disse que suspeitava que o irmão dele também tivesse sido abusado. Esse outro também foi ouvido e confirmou o crime. Os irmãos desconfiavam do estupro um contra o outro, mas era uma situação tão vergonhosa que eles não tinham coragem de conversar entre eles sobre o caso."

Ainda de acordo com a Justiça, o pastor é investigado por abusar de três jovens, todos meninos, sendo dois deles sobrinhos do suspeito. Uma das vítimas relatou ter sido estuprada na década de 80, em Araçoiaba da Serra (SP). Entretanto, dois crimes que aconteceram nas décadas de 80 e 90 já prescreveram.

"Todos [as vítimas] estão traumatizados e o que levou a vítima a procurar a polícia foi a preocupação e o medo de que o pastor ainda esteja cometendo esse tipo de crime contra outras crianças", afirma Ordele. O pastor está preso preventivamente na cadeia de Pilar do Sul (SP).

Confira o a reportagem:


Com informações do G1


Compartilhe com seus amigos: