Ateus se saem melhor em teste sobre religião, segundo pesquisa



Confira o vídeo ao final da postagem


Conhecido como um povo tradicionalmente religioso, os americanos mostraram que têm pouco conhecimento do assunto, mostrou uma pesquisa feita pelo Pew Forum sobre Religião e Vida Pública. Mais de 3.400 pessoas foram chamadas a responder 32 questões de múltipla escolha sobre Bíblia, cristianismo, figuras religiosas conhecidas e os princípios constitucionais que regem a religião na vida pública.

Alguns dos temas abordados foram: Onde Jesus nasceu? O que é o Ramadã? Que textos inspiraram a reforma protestante? Que figura bíblica liderou o êxodo do Egito? Qual é a religião do Dalai Lama? E a de Joseph Smith? E a de Madre Teresa?




Em média, os participantes erraram metade das respostas, inclusive quando o assunto dizia respeito a sua própria fé. Os que apresentaram melhor desempenho e conhecimento sobre o tema eram ateus ou praticantes de dois grupos minoritários: judeus e mórmons. O resultado é o mesmo até quando considerados fatores como idade, raça e educação.

Essas conclusões podem surpreender alguns, mas não Dave Silverman, presidente do grupo Ateístas Americanos, fundado por Madalyn Murray O’Hair. “Tenho ouvido, muitas vezes, que os ateus sabem mais sobre religião do que as pessoas que se dizem religiosas. O ateísmo é um efeito do conhecimento”, destaca.

Grau de dificuldade – O questionário tinha perguntas consideradas fáceis, no geral, para representar a amplitude de conhecimento dos entrevistados sobre religião. No entanto, algumas questões mais difíceis foram feitas no intuito de identificar quem era muito bem informado sobre o assunto.

Perguntas sobre a Bíblia e o cristianismo, foram respondidas com mais precisão por mórmons e protestantes evangélicos. Já em questões sobre islamismo, budismo e judaísmo, quem teve um desempenho melhor foram os ateus, os agnósticos e os judeus.

Como esse é o primeiro estudo do tipo, de acordo com o pesquisador Greg Smith, não é possível comparar se o conhecimento atual é melhor ou pior que o da população do passado. As entrevistas foram realizadas em inglês e espanhol, entre maio e junho.

Confira alguns dados da pesquisa:

– 53% dos protestantes não conseguiram identificar Martinho Lutero como o homem que começou a reforma de sua religião

– 45% dos católicos não sabem que a Igreja ensina que o pão e o vinho consagrados na comunhão não são apenas símbolos, mas realmente o corpo e o sangue de Cristo

– 43% dos judeus não sabiam que Maimônides, um dos maiores filósofos do judaísmo e autoridade rabínica, era judeu

– 51% dos entrevistados sabiam que Joseph Smith era mórmom

– 82% das pessoas questionadas sabiam que Madre Teresa era católica


Fonte: Pew Forum
Com informações do site VEJA.com


Compartilhe com seus amigos: