Vereadora descarta leitura da bíblia e critica uso na Sessão da Câmara



Apesar de ser católica, Thainara Faria diz que não fará a leitura no início da Sessão

Com informações do ACidadeOnAraraquara, A cada início de Sessão na Câmara Municipal de Araraquara um vereador é selecionado para ler um trecho já definido da bíblia, conforme prevê o regimento interno. Ao fundo uma imagem de Jesus Cristo. A cena considerada comum foi questionada nesta terça-feira, durante a 1ª Sessão Ordinária do ano. A jovem vereadora Thainara Faria (PT), a mais nova e a primeira negra a ocupar uma cadeira na Casa, surpreendeu ao abrir mão da leitura da bíblia. E mais, ela criticou o uso e sugeriu a representação de outras religiões como a muçulmana.



Durante a sua fala no pequeno expediente, a parlamentar que também é estudante de Direito, disse ter dispensado a leitura mesmo sendo batizada e frequentadora da igreja católica. 

“O Brasil é um Estado laico e isso significa que um País ou nação tem uma posição neutra no campo religioso. O Estado laico tem como principio a imparcialidade em assuntos religiosos não apoiando e não discriminando nenhuma religião”.

Thainara disse, ainda, que o Estado laico defende a liberdade religiosa a todos os seus cidadãos e não permite a interferência de correntes religiosas em matérias sociopolíticas e culturais. Para ela, os vereadores devem fazer as orações em particular.

“E se ao invés de chamarmos o vereador para ler um trecho da bíblia, a gente chamasse um vereador para vir aqui e encarnar um caboclo e falar a palavra de outras religiões. Isso choca, né?”.

Para a parlamentar essas religiões não são representadas no plenário da Câmara.

“Ao ler um trecho da bíblia defenderei aqui que sejam lidos também trechos do alcorão (livro sagrado do Islã), evangelho africano, kardecista, ouvirmos a palavra de um ateu e trechos de tantas outras religiões já que aqui é a Casa do Povo. E na Casa do Povo tem que se ter a cara do povo e ninguém aqui vai se sentir diminuído por não ser católico.” 





Compartilhe com seus amigos: